Válvulas de passagem integral, constituídas por uma manga elástica reforçada que pode ser fechada manualmente ou por ação do ar comprimido diretamente ou por meio de atuador.
As válvulas de manga elástica são a solução ideal para o bloqueio e regulação de granulado sólidos, produtos pastosos e abrasivos, fibrosos e corrosivos. A válvula de manga elástica é cada vez mais utilizada como meio de bloqueio ou de regulação para emulsões, lamas, pós, substâncias gasosas, ar comprimido, granulados, pellets, etc.
Áreas industriais/campos de aplicação das válvulas de manga flexível
Graças aos diferentes materiais que compõem o corpo e a flange de uma válvula de manga flexível, tais como alumínio, aço, aço inoxidável e plástico, p. ex. POM ou PVC, bem como a respetiva manga substituível em diferentes qualidades de elastómero (NR, EPDM, IIR, FPM, silicone etc.), é possível usar as válvulas de manga flexível em diversas áreas de aplicação. Vejamos alguns exemplos:
- SISTEMAS DE DÉBITO PNEUMÁTICOS, para bloquear, dosear e regular sólidos/granéis de qualquer espécie
- TRANSPORTE A VÁCUO, para vedar/bloquear pó, granulados, fibras, comprimidos, pílulas etc.
- INDÚSTRIA QUÍMICA, para dosear/bloquear tintas, pigmentos, aditivos, adubos etc.
- INDÚSTRIA DOS PLÁSTICOS, para regular, vedar e dosear granulados, pó, pellets etc.
- INDÚSTRIA DE CERÂMICA, como válvula de vedação para sólidos, lamas etc.
- TECNOLOGIA AMBIENTAL, para vedar água de esgoto, pó, lamas etc.
- TRATAMENTO DE ÁGUA/ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS, como válvula de vedação e/ou de regulação para leite de cal, suspensões etc.
- ENGENHARIA/INSTALAÇÕES DE PINTURA A PÓ, para bloquear e dosear pó, tintas etc.
- CONSTRUÇÃO CIVIL/INDÚSTRIA CIMENTEIRA, como válvula de isolamento para cimento, betão, areia, saibro, gesso, argamassa etc.
- VEÍCULOS UTILITÁRIOS, para fechar a tubagem de descarga para todo o tipo de materiais a granel SILOS, como componente de silo do dispositivo de proteção contra transbordamento, fecho da conduta de sopragem, distribuição, remoção etc. INDÚSTRIA EXTRATIVA, para bloquear e regular na bombagem de minerais, minérios, carvão etc.
- METROPOLITANOS, COMBOIOS, como válvula de vedação de fluxo de fezes e águas residuais sem material fecal para sistemas de WC de vácuo etc.
- SISTEMAS DE DOSAGEM E PESAGEM, para aditivos, corantes, pastas etc.
- INDÚSTRIA ALIMENTAR, para dosear e bloquear produtos macerados, cevada, bagaço, molhos, melaço, aromas, especiarias, farinha, sal, açúcar, nozes, frutos, legumes, grãos de café/café em pó, resíduos de matadouros etc.
Existem várias séries:
Série VF com corpo em alumínio lacado
Série VMF com corpo em POM (branco, negro ou condutivo)
Série VMC com corpo em aço inoxidável
Série VMCE – higiénicas e assépticas (certificadas)
Série VT – especialmente utilizadas em camiões cisterna, só existem nos tamanhos DN 80 e DN 100 – corpo em alumínio